JESUS, EU CONFIO EN VÓS

Somo Servos da Misericórdia Divina.

O que é extraordinário, nos textos e mensagens entre Jesus e a Irmã Faustina, é que em qualquer dos textos citados podemos identificar-nos com a Irmã Faustina, como se estas mensagens estejam diretamente dirigidas a cada um de nós. A alma que tem sede de Deus, e por ter procurado uma intimidade com Ele, mas sem saber como a alcançar, está agora em plena consciência, enquanto anteriormente não distinguia claramente a Sua voz, nem compreendia a Sua mensagem, a partir da leitura das declarações de Jesus e suas interpretações da Irmã Faustina, o véu abriu-se e agora tudo ficou transparente e nítido.

Estas mensagens, que nos foram dirigidas, ao longo de toda a nossa vida, ganharam sentido, ultrapassando a barreira do tempo e agora disponíveis e compreensíveis para todos aqueles que o desejam, em comunhão com os Santos e a Santa Igreja, pela graça da Misericórdia Divina.


Diariamente, colocaremos citações da obra de Santa Faustina, ou de outros autores que também receberam graças muito especiais, que o ajudará, com certeza, na sua meditação diária.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A COISA MAIS IMPORTANTE...

 
   
          Para aqueles que desejam conhecer em poucas palavras, o modo de atingir a perfeição para chegar a Deus, leia estes escritos de Santa Catarina de Sena, com nossa tradução da obra francesa:


          " Então Deus diz-lhe: Escuta e medita de toda a capacidade do teu espírito o que te vou dizer: Para amar-me perfeitamente, três coisas são necessárias. Primeiro distanciar, separar, retrair a tua vontade de qualquer amor e de qualquer ligação terrestre e carnal, de forma que nenhum bem passageiro e efémero que te possa agradar nesta vida, senão que seja por mim...

            A coisa mais importante, é que não deves amar-me por ti, nem amar-te por ti ou amar o próximo por ti; é preciso que me ames por mim; que te amas por mim e que amas o próximo por mim…

                O amor divino não pode sofrer nenhuma partilha dum outro amor. Conforme ficas sujo dum contagio das coisas terrenas, serás privado do meu amor e perderás a perfeição. porque, para ser puro e santo, é indispensável que a alma despreza todas as coisas sensíveis. Faz de forma que nenhuma das coisas que a minha bondade vos deu para o vosso uso te impeçam de me amar. Que, pelo contrário, te ajudem, te excite e te inflamam por mim; porque se eu as criei, e vos as dei, foi para que conheceis melhor a grandeza da minha bondade, e me amasse dum maior maior.

              Esforça-te a colocar um freio de continência nos sentidos e desejos...
              
           Logo que terás compreendido este primeiro ensinamento, então passarás ao segundo, que é duma maior perfeição: sendo que todos os pensamentos, atos e operações tenham como único objetivo a minha felicidade e minha glória. Deves aplicar-te cem cessar em louvores por meio de orações, palavras e com exemplos. Além de o fazer, também levar, tanto quando possas, aos outros, afim que todos me conheçam, amem e honrem. Este meio ainda me agrada mais que o primeiro, porque ele cumpre melhor a minha vontade.

              Quanto ao terceiro ensinamento que fica, se o seguires, fica persuadida que nada te faltará, e que chegarás á perfeita justiça. Vê em que consiste: é preciso procurar com um desejo ardente, e esforçar-te para atingir   uma disposição de espírito tal, que me sejas tão unida, e que a tua vontade  seja tão conforme à minha, que tu não queiras jamais o mal, mas ainda o bem que eu não quero.

             Afim que melhor compreendas com que ardor eu desejo estar convosco, e que tu te prestes submeter-te e unir tua vontade com a minha, vê e considera atentamente que quis que meu Filho único encarnar-se, e que minha divindade, despida de fragmento da sua majestade, uniu-se à vossa humanidade. Foi por esta prova de amor que eu vos convidei, incentivando-vos a unir vossa vontade à minha, e vos associar a mim só.

             Eu quis que meu Filho bem-amado se sujeitasse a uma morte cruel e vergonhosa da Cruz, afim que pelos seus tormentos ele limpasse vosso pecado. Porque o pecado tinha estabelecido entre mim e e vós uma ruptura que me tinha obrigado de desviar de vós o meu olhar. 

            Também vos arranjei este festim tão grande e tão pouco conhecido, Sacramento do Corpo e do Sangue de meu Filho. Ao tomá-lo como alimento, vós transformai-vos e mudais em Mim. Do mesmo  que o pão e o vinho em que vos alimentais passa na substancia do vosso corpo, de mesmo modo, ao vos alimentar dele, meu Filho, que é a mesma pessoa comigo, penetra na vossa substancia espiritual sob a aparência do pão e do vinho, e vos converteis  em mim. É o que explicava ao meu servo Agostinho quando lhe dizia: "Eu sou o alimento dos grandes. Crê e come, tu não me mudarás em ti, mas tu serás mudado em mim" 
(Cibus sum grandium: credete mandacabis; nec tu me mutabis in te, seb tu mutaberis in me.)

         Então Deus, que nunca engana os desejos dos santos, acrescenta: É certo que a felicidade consiste na perfeita renúncia de ti-mesmo: Eu te encherei da minha graça à medida que tu te despiras da tua vontade. A comunicação da minha divina vontade fará a tua perfeição pela graça, sem da qual a criatura humana está despida de virtudes e de dignidade.

           Se pretendes chegar a esta perfeição, com a mais profunda humildade, e com sincero  e intimo conhecimento da tua miséria e pobreza, trabalha numa só meta e de o desejar sem cessar: obedecer a mim só e cumprir, em tudo, a minha vontade. Para o alcançar, é necessário, com ajuda da tua imaginação e do teu julgamento, construir em ti mesmo um quarto perfeitamente fechado para receber as ordens da minha vontade, para te esconderes e aí habitares permanentemente. Em qualquer parte em que fores nunca sais daí. Qualquer coisa que vejas, nunca desprendes teu olhar.

             Que os movimentos do teu espírito e do teu corpo, sejam sempre dirigidos para a minha vontade. Não fales, não penses e não ages que para me agradar e para cumprir o que te parecer ser da minha vontade; e desta maneira, em tudo que fizeres, o Espírito Santo será teu mestre.

    Também podes o alcançar por outra via ao renunciar à tua própria vontade. Se encontrares alguém que possa instruir-te e governar-te segundo o meu belo prazer, deverás sujeitar-te à sua vontade. Confiarás-te inteiramente nele, obedecendo-lhe em todas as coisas, e seguindo continuamente seus conselhos. Porque aquele que ouve meus servos, prudentes e fieis, é a mim que escuta.
                                 
         Também quero que, com uma fé firme e com fervor incansável, medites sobre mim, teu Deus, que te criou para gozares da bem-aventurança. Eu sou o Ser eterno,  todo poderoso. Eu faço para vós tudo que for para vosso bem. Nada me pode resistir à minha vontade, e nada pode vos acontecer sem ela, porque nada se faz sem a minha permissão. O profeta Amos disse: "Nenhum mal acontece a esta cidade sem mim ou sem a minha permissão" (Amos. III, 6).   

        Medita nisto, porque sou teu Deus, sou a plenitude da sabedoria, da ciência e da inteligência, que vejo todas as coisas com toda a grandeza, e que as penetro intimamente. Ao governar-te e ao governar o céu e a terra e o mundo inteiro, não me engano nunca, nem desvio por qualquer erro. Se fosso de outra maneira, já não seria Deus e a Sabedoria suprema, Para que compreendas a eficácia da sabedoria, aprende que "tanto da falta como do castigo, eu tiro sempre um bem maior que o  mal em si..."

                                                  Santa Catarina de Sena - Tratado da Perfeição, 21 a 39
                                                                          (tradução do proprio)

                                Fonte: http://jesusmarie.free.fr/catherine_sienne_traite_perfection.html

Sem comentários:

Enviar um comentário