" Então Deus diz-lhe: Escuta e medita de toda a capacidade do teu espírito o que te vou dizer: Para amar-me perfeitamente, três coisas são necessárias. Primeiro distanciar, separar, retrair a tua vontade de qualquer amor e de qualquer ligação terrestre e carnal, de forma que nenhum bem passageiro e efémero que te possa agradar nesta vida, senão que seja por mim...
Quanto ao terceiro ensinamento que fica, se o seguires, fica persuadida que nada te faltará, e que chegarás á perfeita justiça. Vê em que consiste: é preciso procurar com um desejo ardente, e esforçar-te para atingir uma disposição de espírito tal, que me sejas tão unida, e que a tua vontade seja tão conforme à minha, que tu não queiras jamais o mal, mas ainda o bem que eu não quero.
Afim que melhor compreendas com que ardor eu desejo estar convosco, e que tu te prestes submeter-te e unir tua vontade com a minha, vê e considera atentamente que quis que meu Filho único encarnar-se, e que minha divindade, despida de fragmento da sua majestade, uniu-se à vossa humanidade. Foi por esta prova de amor que eu vos convidei, incentivando-vos a unir vossa vontade à minha, e vos associar a mim só.
Eu quis que meu Filho bem-amado se sujeitasse a uma morte cruel e vergonhosa da Cruz, afim que pelos seus tormentos ele limpasse vosso pecado. Porque o pecado tinha estabelecido entre mim e e vós uma ruptura que me tinha obrigado de desviar de vós o meu olhar.
Também vos arranjei este festim tão grande e tão pouco conhecido, Sacramento do Corpo e do Sangue de meu Filho. Ao tomá-lo como alimento, vós transformai-vos e mudais em Mim. Do mesmo que o pão e o vinho em que vos alimentais passa na substancia do vosso corpo, de mesmo modo, ao vos alimentar dele, meu Filho, que é a mesma pessoa comigo, penetra na vossa substancia espiritual sob a aparência do pão e do vinho, e vos converteis em mim. É o que explicava ao meu servo Agostinho quando lhe dizia: "Eu sou o alimento dos grandes. Crê e come, tu não me mudarás em ti, mas tu serás mudado em mim" (Cibus sum grandium: credete mandacabis; nec tu me mutabis in te, seb tu mutaberis in me.)
Então Deus, que nunca engana os desejos dos santos, acrescenta: É certo que a felicidade consiste na perfeita renúncia de ti-mesmo: Eu te encherei da minha graça à medida que tu te despiras da tua vontade. A comunicação da minha divina vontade fará a tua perfeição pela graça, sem da qual a criatura humana está despida de virtudes e de dignidade.
Que os movimentos do teu espírito e do teu corpo, sejam sempre dirigidos para a minha vontade. Não fales, não penses e não ages que para me agradar e para cumprir o que te parecer ser da minha vontade; e desta maneira, em tudo que fizeres, o Espírito Santo será teu mestre.
Também podes o alcançar por outra via ao renunciar à tua própria vontade. Se encontrares alguém que possa instruir-te e governar-te segundo o meu belo prazer, deverás sujeitar-te à sua vontade. Confiarás-te inteiramente nele, obedecendo-lhe em todas as coisas, e seguindo continuamente seus conselhos. Porque aquele que ouve meus servos, prudentes e fieis, é a mim que escuta.
Medita nisto, porque sou teu Deus, sou a plenitude da sabedoria, da ciência e da inteligência, que vejo todas as coisas com toda a grandeza, e que as penetro intimamente. Ao governar-te e ao governar o céu e a terra e o mundo inteiro, não me engano nunca, nem desvio por qualquer erro. Se fosso de outra maneira, já não seria Deus e a Sabedoria suprema, Para que compreendas a eficácia da sabedoria, aprende que "tanto da falta como do castigo, eu tiro sempre um bem maior que o mal em si..."
Santa Catarina de Sena - Tratado da Perfeição, 21 a 39
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