JESUS, EU CONFIO EN VÓS

Somo Servos da Misericórdia Divina.

O que é extraordinário, nos textos e mensagens entre Jesus e a Irmã Faustina, é que em qualquer dos textos citados podemos identificar-nos com a Irmã Faustina, como se estas mensagens estejam diretamente dirigidas a cada um de nós. A alma que tem sede de Deus, e por ter procurado uma intimidade com Ele, mas sem saber como a alcançar, está agora em plena consciência, enquanto anteriormente não distinguia claramente a Sua voz, nem compreendia a Sua mensagem, a partir da leitura das declarações de Jesus e suas interpretações da Irmã Faustina, o véu abriu-se e agora tudo ficou transparente e nítido.

Estas mensagens, que nos foram dirigidas, ao longo de toda a nossa vida, ganharam sentido, ultrapassando a barreira do tempo e agora disponíveis e compreensíveis para todos aqueles que o desejam, em comunhão com os Santos e a Santa Igreja, pela graça da Misericórdia Divina.


Diariamente, colocaremos citações da obra de Santa Faustina, ou de outros autores que também receberam graças muito especiais, que o ajudará, com certeza, na sua meditação diária.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DISCERNIMENTO

DISCERNIMENTO NOS PENSAMENTOS, VICIOS E VIRTUDES


1- O discernimento nas pessoas que iniciam aos serviços de Deus, é um conhecimento exato que elas tem do seu estado da alma, em comparação com aquelas que já fizeram algum progresso no serviço do Senhor, é um sentimento interior que lhes concede a distinção na maior certeza do bem referido, daquele que é apenas natura e muitas vezes faz guerra ao bem sobrenatural; e naquelas que felizmente já atingiram a perfeição, com o conhecimento vindo de Deus, em abundantes luzes que se expandiram  nas suas almas, e que por meio delas, não apenas restauram as fendas nos seus corações, como ainda penetram até ao interior de seus irmãos. Mas se queremos definir o discernimento de uma forma geral, englobando e o que é conveniente para todos, dizer-se-à o que ela é ou que deveria ser esta luz interior que nos dá a conhecer, com toda a certeza, e em todo tempo, e em qualquer lugar, e em todas nossas ações, sendo a santa e adorável vontade de Deus, e apenas recebidas por aqueles que são puros nos seus afetos, nas suas ações, e nas suas palavras.      

2- Aquele que pelo Espírito de Deus venceu os três inimigos da sua salvação, vem facilmente corrigir os cinco outros, mas aquele que negligencia de atacar e de vencer estes três inimigos, não pode contar com outra vitória. O discernimento é portanto a consciência sem mancha, que reside apenas naqueles com pureza e castidade dos sentidos. 

3- Ninguém, que seja por si, ou ouvindo de da boca de outros, que no estado religioso acontece coisas extraordinárias e sobrenaturais, não pode, visto que não conhece a natureza, as evocar em vão; porque onde habita Deus, que está acima de toda a natureza, aí pode encontrar coisas alem da sua natureza e das leis ordinárias.

4- A preguiça, o orgulho, o os desejos dos demónios, são as principais armas cujo seus espíritos infernais se servem para nos fazer guerra. A primeira das suas armas deve-nos cobrir de confusão, a segunda precipita-nos na ultima das misérias; a terceira, é uma verdadeira e perfeita felicidade.

5- Depois de Deus, é na nossa consciência que devemos recorrer, como uma regra que teremos de seguir: é ela que está encarregada de nos mostrar de que lado correm os ventos impetuosos das tentações, de nos avisas quando é necessário de estender as velas, e de nos dirigismos para evitar um triste naufrágio.

6- Os demónios, em todos nossos exercícios de piedade, prega-nos partidas  para cairmos nas três fossas que eles próprios prepararam. Em primeiro, eles esforçam-se de nos desviar do bem , depois, caso sejam vencidos neste primeiro combate, procuram corromper o nosso coração, inspirando-nos más intenções, para nos impedir o nosso propósito da maior gloria de Deus; e caso neste segundo ataque seus esforços ficarem em vão, escondem-se nas nossas almas, assim mais tranquilas, no intuito de poder inspirar-nos  confiança e felicidade, deixando apenas que seja feita a vontade de Deus, para a sua maior glória. Confiante assim na nossa felicidade, facilmente caimos na primeira tentação entregue pelo pensamento, com grande diligência, pela escrupulosa execução dos nossos deveres. Na segunda, pela obediência e pelo desprezo de nós mesmos; e a terceira, pelo conhecimento da nossa imperfeição e da inutilidade das nossas obras.

Aqui está este precioso trabalho a realizar  constantemente até que o fogo do amor de  Deus nos faça entrar no seu santuário.

A Escada Santa - de São João Climaco
Tradução própria
Fonte: http://livres-mystiques.com


Sem comentários:

Enviar um comentário