JESUS, EU CONFIO EN VÓS

Somo Servos da Misericórdia Divina.

O que é extraordinário, nos textos e mensagens entre Jesus e a Irmã Faustina, é que em qualquer dos textos citados podemos identificar-nos com a Irmã Faustina, como se estas mensagens estejam diretamente dirigidas a cada um de nós. A alma que tem sede de Deus, e por ter procurado uma intimidade com Ele, mas sem saber como a alcançar, está agora em plena consciência, enquanto anteriormente não distinguia claramente a Sua voz, nem compreendia a Sua mensagem, a partir da leitura das declarações de Jesus e suas interpretações da Irmã Faustina, o véu abriu-se e agora tudo ficou transparente e nítido.

Estas mensagens, que nos foram dirigidas, ao longo de toda a nossa vida, ganharam sentido, ultrapassando a barreira do tempo e agora disponíveis e compreensíveis para todos aqueles que o desejam, em comunhão com os Santos e a Santa Igreja, pela graça da Misericórdia Divina.


Diariamente, colocaremos citações da obra de Santa Faustina, ou de outros autores que também receberam graças muito especiais, que o ajudará, com certeza, na sua meditação diária.

sábado, 13 de abril de 2013

Maria é a imagem viva de Deus (Forma Dei)


Maria é chamada por Santo Agostinho, e é, efectivamente, a Forma Dei, imagem viva de Deus; isto quer significar que somente n´Ela Deus se fez homem, formado homem perfeito, sem faltar-Lhe qualquer traço da Divindade; e também que só n´Ela pode o homem ser transformado em Deus 
– tanto quanto a natureza humana o permita –, pela graça de Jesus Cristo. 

Um escultor pode reproduzir ao natural uma estátua ou um retrato de duas maneiras: aplicando todo o seu talento na matéria dura e informe, usando de toda a força, de toda a ciência e perfeição das suas ferramentas, para reproduzir a estátua ou então, metendo-a simplesmente em um molde.
 

O primeiro método é demorado, é difícil e está sujeito a diversos inconvenientes: por vezes basta uma pancada de cinzel ou uma martelada mal dada para estragar toda a obra.
 

O segundo, ao contrário, é rápido, suave e delicado, quase sem esforço e sem fadiga, desde que o molde seja perfeito (...), e desde que a matéria utilizada seja maleável e não oponha resistência ao seu manejo.
 

É Maria o maravilhoso molde de Deus, criado pelo Espírito Santo para formar em perfeição um Homem-Deus através da união hipostática (união das duas naturezas), e para tornar o homem, participante da natureza divina mediante a graça. Maria é esse molde a que não falta o mais leve traço da divindade: quem for introduzido nele se deixar plasmar por ele, adquire todos os traços de Jesus Cristo, verdadeiro Deus, e isso de forma suave e em consonância com a fragilidade humana, sem tantos sacrifícios nem fadigas; e ainda de forma segura, sem medo de ilusões, já que o demónio não teve e nunca terá qualquer acesso a Maria, santa e imaculada, sem a mais leve sombra de pecado. 

Oh! Alma querida, como é grande a diferença entre uma alma formada em Jesus Cristo, pelos caminhos mais comuns, como o dos escultores – que confiam no seu engenho, no seu talento –, e uma alma bem maleável, desapegada, bem fundida e que, recusando fiar-se em si mesma, se lança em Maria e n´Ela se deixa plasmar apenas pela ação do Espírito Santo! Quantas manchas, quantos defeitos, quantas trevas, quantas ilusões, quanto de natural, quanto de humano há na primeira alma; e como a segunda é pura, divina e semelhante a Jesus Cristo!

São Luís Marie Grignion de Montfort, 
O Segredo de Maria, § 16-18 

Sem comentários:

Enviar um comentário