JESUS, EU CONFIO EN VÓS

Somo Servos da Misericórdia Divina.

O que é extraordinário, nos textos e mensagens entre Jesus e a Irmã Faustina, é que em qualquer dos textos citados podemos identificar-nos com a Irmã Faustina, como se estas mensagens estejam diretamente dirigidas a cada um de nós. A alma que tem sede de Deus, e por ter procurado uma intimidade com Ele, mas sem saber como a alcançar, está agora em plena consciência, enquanto anteriormente não distinguia claramente a Sua voz, nem compreendia a Sua mensagem, a partir da leitura das declarações de Jesus e suas interpretações da Irmã Faustina, o véu abriu-se e agora tudo ficou transparente e nítido.

Estas mensagens, que nos foram dirigidas, ao longo de toda a nossa vida, ganharam sentido, ultrapassando a barreira do tempo e agora disponíveis e compreensíveis para todos aqueles que o desejam, em comunhão com os Santos e a Santa Igreja, pela graça da Misericórdia Divina.


Diariamente, colocaremos citações da obra de Santa Faustina, ou de outros autores que também receberam graças muito especiais, que o ajudará, com certeza, na sua meditação diária.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A OBRA DOS SANTOS ANJOS

A OBRA DOS SANTOS ANJOS 

 Sanctorum Angelorum


Quem somos


A Obra dos Santos Anjos nasceu como uma resposta aos sinais dos tempos, para integrar a ajuda dos santos Anjos nas batalhas espirituais que se manifestam no ateísmo e na secularização com a diminuição da fé até à “apostasia silenciosa”, à perda da consciência do pecado, na transgressão “da lei de Deus” (Mt 24,12) em muitas esferas da vida: na verdade, nos últimos tempos, os Papas e os Pastores da Igreja têm-no profeticamente reconhecido e destacado.
A Obra dos Santos Anjos se esforça para uma cooperação estreita entre os Anjos já unidos com Deus e os homens redimidos, mas ainda em busca da plena comunhão com Deus. O seu objetivo é um conhecimento mais profundo de Deus e de um amor maior a Ele. Aspira à glorificação de Deus de um modo mais pleno e à edificação e consolidação do reino de Deus na Terra.
A Obra dos Santos Anjos é concebida como uma comunidade de fiéis unidos aos santos Anjos sob o manto protetor de Maria, Rainha do Universo e Mãe de todos os homens.
A Obra dos Anjos é um movimento eclesiástico de fiéis no seio da Igreja una, santa, católica e apostólica, e é ligado à Ordem dos Cónegos Regrantes da Santa Cruz, em conformidade com as normas do Direito Canónico (cân. 677, § 2 º), da qual é dirigida em conformidade com o cân. 303, e com a qual colabora em todas as formas de seu apostolado.
A Obra dos Santos Anjos é uma associação pública da Igreja Católica com personalidade jurídica e cujos estatutos foram aprovados pela Santa Sé, em conformidade com o cân. 314 e 313.

A missão dos Santos Anjos ao serviço de Cristo e da Sua Igreja

  • “Da Encarnação à Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é rodeada da adoração e serviço dos anjos” (Cat. 333), mensageiros no cumprimento da missão de salvação de Deus (cf. 331-332, Comp. 60). Da sua misteriosa e poderosa ajuda até à segunda vinda de Cristo beneficia toda a vida da Santa Igreja (cf. Cat. 334).
    A sua proteção e intercessão cercam a vida de cada homem (cf. Cat. 336), que se mostra como uma batalha entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas (cf. GS 13b e 37b). Assim, Deus envia os Seus Anjos para virem em auxílio dos homens (cf. Heb 1,14), de modo especial o Anjo da Guarda (cf. Mt 18,10). O próprio Jesus enviou o Seu Anjo para revelar ao Seu servo João o caminho da Igreja até a sua consumação (cf. Apc 1,1; 21,9-22,16). No fim dos tempos enviará os Seus Anjos “com o toque da grande trombeta” (Mt 24,31, cf. Apc 8,6-9,21 e 11,15-19) para separar os bons dos maus (cf. Mt 24,31, Mc 13,27) e fazer o julgamento diante de todos os Seus Anjos (cf. Mt 25,31).

Importância da ajuda angélica

  • Tão importante se mostra a ajuda dos santos Anjos para o Povo de Deus, que no Êxodo o Senhor deixou depender a entrada de Israel na Terra Santa da sua atenta colaboração com o Anjo, dizendo: “Eis que envio um Anjo diante de ti para te proteger no caminho, e introduzir-te no lugar que te preparei. ... Se obedeceres fielmente à sua voz, e fizeres tudo o que te direi, eu serei o inimigo do teu inimigo, o adversário dos teus adversários, porque o Meu Anjo caminhará diante de ti e te introduzirá no país” (Ex 23,20.22-23).
    Mesmo em nossos dias a colaboração com os Anjos é importante. O Papa Leão XIII, com sábia previsão implorou esta ajuda na oração a São Miguel Arcanjo, “príncipe dos exércitos celestes” (cf. Dan 10,13.21; 12,1, Apc 12,7); a urgência da sua ajuda foi em seguida, reiterada pelo Papa João Paulo II em vista dos desafios dos nossos tempos (cf. Catequeses sobre os Anjos 8/7-20/8/1986 e em outros momentos).
    Os Anjos “co-servos” daqueles que “têm o testemunho de Jesus” (Apc 19,10), ajudam os homens a perseverar nas provas espirituais (cf. Mt 7,15-20; 1Tm 4,1-2,2; 2Pedr 2,1-3, 1Jo 4,1-6), na fé em nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Lc 18,8), no amor de Deus (Mt 24,12), na clareza de espírito e no discernimento espiritual, a reconhecer o autor de todo o mal (cf. Jo 8,44, 2Cor 11,14) e em saber resistir às suas insídias (cf. Apc 12,17).

Espiritualidade


A finalidade de cada espiritualidade na Igreja é conduzir os fiéis para uma íntima união com Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em e através de Cristo.
Os Anjos, embora não fazendo parte da mensagem central da nossa fé, são mensageiros de Deus e servos de Cristo, “enviados para ajudar aqueles que hão de herdar a salvação” (Heb 1, 14).

Aqueles que vêem a face do Pai

A espiritualidade dos Anjos e a associação Opus Sanctorum Angelorum

Do artigo publicado no jornal L’Osservatore Romano, ed. port., Ano XLII, nº 12 (2152), 19 de março de 2011, pp. 6-7.
A Obra dos Santos Anjos, assim como se apresenta hoje, é «uma associação pública da Igreja em conformidade com a doutrina tradicional e as directrizes da Suprema Autoridade; difunde entre os fiéis a devoção aos Santos Anjos, exorta à oração pelos sacerdotes, promove o amor a Jesus Cristo na Sua paixão e a união à mesma» (Carta da Congregação para a Doutrina da Fé de 2 de outubro de 2010).
Qual é, portanto, a espiritualidade desta associação? E qual tem sido o seu caminho até ao estado actual, ao qual se refere a carta da Congregação para a Doutrina da Fé? [ler o artigo completo]

A Passio Domini

“Do lado de Cristo morrendo na cruz deu origem o admirável sacramento de toda a Igreja” (SC 5). “A Cruz é a superabundância do amor de Deus derramado sobre este mundo” (VC 24). Através da cruz, sinal e instrumento da nossa redenção, fomos reconciliados com Deus (Ef 2,16), Ele que em Cristo quer unir tudo o que está no céu e na terra (cf. Ef 1,10; Col 1,20).
Por isso, a cruz está no centro da Obra dos Santos Anjos e de nossas vidas!
Cada semana comemoramos com gratidão e profunda participação o sofrimento e a morte redentora de Nosso Senhor: a Passio Domini Nostri Jesu Christi – a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Na noite de quinta-feira, observamos, se possível, uma hora santa e colocamo-nos em adoração, contemplação e intercessão, para vigiar pelo menos uma hora com Ele (cf. Mt 26,40) que no Getsêmani aceita o cálice das mãos do Pai (Cat., 612). A nossa intercessão é pelas intenções da Igreja, especialmente pelos sacerdotes e pessoas consagradas.
A sexta-feira é santificada como dia da cruz, do arrependimento e da graça (Cat., 1438; cân. 1250). Os membros meditam a Via Crucis do Senhor e as Suas últimas palavras na Cruz. Dedicam entre as 12 horas e as 15 horas (cf. Mt 27,45-50; Jo 19,23-30) um tempo razoável para a intercessão e adorante contemplação de Jesus morto na cruz por nós.
[Para conhecer mais sobre a Passio Domini...]

As quatro direções fundamentais

Assim como os quatro ponteiros de uma bússola apontam o nosso caminho quando viajamos, da mesma maneira, na vida espiritual dos membros da Obra dos Santos Anjos, as quatro direções fundamentais nos conduzem para o céu, em companhia dos santos Anjos. Os principais atributos de governo de Deus são santidade, sabedoria, justiça e omnipotência (cf. Dionísio, Comentário aos Nomes Divinos, Liv. IV cap. 12). Cada um de nós é chamado a participar nestes atributos divinos e a ser transformado na semelhança de Deus. Vivendo as quatro direções fundamentais da adoração, contemplação, expiação e missão, seguimos este chamamento.
ADORAÇÃO
Somos chamados a corresponder à santidade de Deus através da adoração de Deus principalmente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia em união com os santos Anjos que cantam incessantemente diante do trono de Deus o “Santo, Santo, Santo!”, em profunda adoração (cf. Ap 4,8).
CONTEMPLAÇÃO
Somos chamados a participar na sabedoria divina através da contemplação da sua palavra e da sua obra salvífica em união com os santos Anjos que continuamente contemplam o rosto de Deus no céu (Mt 18,10).
EXPIAÇÃO
Somos chamados a satisfazer a justiça de Deus através da expiação pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo levando a nossa cruz em união com Cristo e com a ajuda dos santos Anjos.
MISSÃO
Somos chamados a participar na omnipotência de Deus perseverando com fortaleza na nossa missão com a força divina e a ajuda dos santos Anjos.

A Obra dos Santos Anjos é uma associação pública da Igreja Católica em conformidade com a doutrina tradicional e as directivas da Suprema Autoridade que difunde entre os fiéis a devoção aos santos Anjos, exorta à oração pelos sacerdotes, promove o amor a Jesus Cristo na Sua paixão e a união à mesma.

Para mais informações sobre a Obra dos Santos Anjos e suas actividadescontacte os nossos Secretariados:
Guaratinguetá-SP: oa.secguara@gmail.com
Anápolis-GO: secretariado.oa@gmail.com
Fátima (Portugal): sec.oa.portugal@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário