JESUS, EU CONFIO EN VÓS

Somo Servos da Misericórdia Divina.

O que é extraordinário, nos textos e mensagens entre Jesus e a Irmã Faustina, é que em qualquer dos textos citados podemos identificar-nos com a Irmã Faustina, como se estas mensagens estejam diretamente dirigidas a cada um de nós. A alma que tem sede de Deus, e por ter procurado uma intimidade com Ele, mas sem saber como a alcançar, está agora em plena consciência, enquanto anteriormente não distinguia claramente a Sua voz, nem compreendia a Sua mensagem, a partir da leitura das declarações de Jesus e suas interpretações da Irmã Faustina, o véu abriu-se e agora tudo ficou transparente e nítido.

Estas mensagens, que nos foram dirigidas, ao longo de toda a nossa vida, ganharam sentido, ultrapassando a barreira do tempo e agora disponíveis e compreensíveis para todos aqueles que o desejam, em comunhão com os Santos e a Santa Igreja, pela graça da Misericórdia Divina.


Diariamente, colocaremos citações da obra de Santa Faustina, ou de outros autores que também receberam graças muito especiais, que o ajudará, com certeza, na sua meditação diária.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

      O SOFRIMENTO NA VIDA  DA IRMÃ FAUSTINA



" Quero assemelhar-me a Vós, Jesus, a Vós Crucificado, martirizado e humilhado. Senhor, imprimi na minha alma e no meu coração a Vossa própria humildade. Amo-Vos, Jesus, até à insanidade; a Vós, aniquilado, tal descreve o Profeta, como se não pudesse discernir em Vós a forma humana devido aos desmedidos sofrimentos. É nesse estado que Vos amo, Jesus, até à loucura. Ó Deus eterno e incomensurável, o que é que o amor Vos fez" (D.267)

O sofrimento é uma coisa que acompanha o homem desde os primeiros momentos de sua vida até à velhice. Não existe vida humana sem sofrimento. Qualquer ser humano fica mais ou menos marcado por esta experiência tão difícil. Na teologia,  o sofrimento descreve-se como falta do bem. Na psicologia, o sofrimento é descrito como doença causada pela indisposição do corpo ou do espírito. O sofrimento pode ter origem na falta de bens materiais: do pão, da roupa, da casa, ou de bens espirituais: do amor dos pais ou da aceitação da parte dos parentes. Ás vezes, é a própria pessoa que o causa por se meter por maus caminhos. Outras vezes, é o fruto da situação em que a pessoa se encontra. Hoje em dia, o sofrimento está cada vez mais relacionado com a destruição da família, com a saída de casa da mãe ou do pai. O sofrimento, causado pela doença física ou pelas doenças  do espírito do início do século XXI, oprime o homem. O seu corpo e o seu espírito enfraquecem, fazendo com que o homem caia sob o seu peso.

No seu Diário, a Irmã Faustina fala bastante sobre o seu sofrimento. Mas não como teóloga ou filósofa. Menos ainda como psicóloga que uma análise do sofrimento. Não quer nem instruir, nem mandar, nem chamar a atenção. Pelo contrário, mostra como sofrer e como unir-se a Cristo através do sofrimento.  A apóstola da Misericórdia Divina sofreu durante toda a sua vida: quando era criança, em casa, e faltava tudo, quando foi preciso ir trabalhar para a casa de outras pessoas e assim ajudar os pais no sustento da família. Ficou triste quando os pais, por duas vezes, lha recusaram a entrada para o convento...

(ler o resto deste capítulo fascinante no livro: Retiro com Santa Faustina Kowalska - Edições MIC-2005)

Sem comentários:

Enviar um comentário