JESUS, EU CONFIO EN VÓS

Somo Servos da Misericórdia Divina.

O que é extraordinário, nos textos e mensagens entre Jesus e a Irmã Faustina, é que em qualquer dos textos citados podemos identificar-nos com a Irmã Faustina, como se estas mensagens estejam diretamente dirigidas a cada um de nós. A alma que tem sede de Deus, e por ter procurado uma intimidade com Ele, mas sem saber como a alcançar, está agora em plena consciência, enquanto anteriormente não distinguia claramente a Sua voz, nem compreendia a Sua mensagem, a partir da leitura das declarações de Jesus e suas interpretações da Irmã Faustina, o véu abriu-se e agora tudo ficou transparente e nítido.

Estas mensagens, que nos foram dirigidas, ao longo de toda a nossa vida, ganharam sentido, ultrapassando a barreira do tempo e agora disponíveis e compreensíveis para todos aqueles que o desejam, em comunhão com os Santos e a Santa Igreja, pela graça da Misericórdia Divina.


Diariamente, colocaremos citações da obra de Santa Faustina, ou de outros autores que também receberam graças muito especiais, que o ajudará, com certeza, na sua meditação diária.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PARA SE PURIFICAR E MELHOR SE CONFESSAR

[Origem dos pensamentos]

     Pressuponho haver em mim três pensamentos, a saber: um que é propriamente meu, e que sai da minha pura liberdade e querer; e outros dois que vêm de fora, um que vem do bom espírito e outro do mau.

[Maneira de merecer nos pensamentos]

     Há duas maneiras de merecer num mau pensamento que vem de fora:
     1.ª - Vem, por exemplo, um pensamento de cometer um pecado mortal. Resisto prontamente a esse pensamento, e fica vencida.
     2.ª - Quando me vem aquele mesmo mau pensamento e eu lhe resisto, e torna a vir, uma e outra vez, e eu resisto sempre, até que o pensamento se vai vencido. Esta segunda maneira é de mais merecimento do que a primeira.

 [Modo de pecar venialmente...]

     - Peca-se venialmente, quando vem o mesmo pensamento de pecar mortalmente, e se lhe dá atenção, demorando-se, algum tanto nele ou recebendo alguma deleitação sensível, ou havendo alguma negligência em lançar de si esse pensamento.

[Modo de pecar mortalmente...]
    - Há duas maneiras de pecar mortalmente:
      1.ª : Quando se dá consentimento ao mau pensamento, para o pôr logo em prática como se consentiu ou para o executar, se pudesse.
      2.ª : Quando se põe por ato esse pecado, o que é mais grave por três razões:  1.ª, pelo maior espaço de tempo; 2.ª, pela maior intenção; 3.ª, pelo maior dano das duas pessoas.

(Exercícios Espirituais de Santo Inácio - Exame Geral de Consciência)

Sem comentários:

Enviar um comentário